A Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF foi instituída em 2002, por meio da Lei nº 10.473/2002 na qual se estabeleceu como objetivos a oferta de ensino superior, o desenvolvimento da pesquisa em diversas áreas do conhecimento e a promoção da extensão universitária em toda sua região de abrangência.

Atualmente, a instituição possui aproximadamente 5.642 alunos, 513 docentes e 366 técnicos distribuídos em seus 34 cursos de graduação (26 na modalidade presencial e 8 à distância) nas cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA), Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Além disso, estão em funcionamento 11 programas de pós-graduação Stricto Sensu e 23 cursos Lato Sensu, na modalidade presencial, incluindo residências médica, profissional em área da saúde e multiprofissional em saúde e mais sete cursos na modalidade de ensino à distância (EAD).

O Curso de Medicina de Paulo Afonso surgiu a partir da iniciativa do Governo Federal para expansão da oferta do ensino médico a partir de 2012, com a publicação da Portaria nº 109, de 05 de junho de 2012. Esta expansão caracteriza-se como uma das ações que visam suprir a demanda por profissionais da Medicina no país, especialmente em áreas com extrema carência de médicos e baixa qualidade nos serviços públicos de saúde.

A UNIVASF foi uma das oito instituições contempladas com autorização do Ministério da Educação para criação de novos cursos de Medicina, tendo em vista sua importante localização e atuação na área do submédio do São Francisco. O curso de medicina, provisoriamente, está funcionando nas instalações do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), antiga Escolinha da Chesf enquanto aguarda a construção do campus definitivo que está em andamento. O local foi reformado para receber salas de aula, laboratórios, biblioteca e salas administrativas, até que a construção da sede própria do campus esteja concluída.

Fotos do campus provisório

 Localização do campus:

Nike Tiempo Legend